Olá investidor, se você foi atraído a esse conteúdo pela oportunidade de obter os lucros extraordinários prometido no título do artigo, significa que o nosso objetivo foi cumprido. 

Felizmente, para a sua educação financeira, temos que dizer que a promessa da manchete não é verdadeira. Nela utilizamos uma técnica chamada de “gatilhos mentais”, são armas psicológicas utilizadas pelo marketing para despertar o seu instinto emocional e ser atraído para a compra de algum produto ou serviço. O gatilho mental acende no receptor um interesse imediato ao despertar demandas emocionais, cinco delas são:

1. Escassez – O ser humano é motivado a comprar quando se sente prestes a perder uma chance;

2. Urgência – O ser humano não gosta de sentir que desperdiçou uma boa oportunidade;

3. Reciprocidade – O ser humano é estimulado a comprar quando é beneficiado;

4. Exclusividade – O ser humano quer sentir exclusividade no atendimento aos seus desejos;

5. Cobiça – O ser humano é atraído pelo desejo de possuir riqueza.

Existe um acrônimo em inglês que também retrata bem essa necessidade emocional das pessoas que é o “FOMO” (Fear Of Missing Out), na tradução para o português significa “Medo de Ficar de Fora”.

Não se sinta mal por ter caído nessa armadilha psicológica. Afinal, todos estamos suscetíveis a ela. Mas estamos aqui te alertando e ajudando a identificar heurísticas comportamentais para que você não cai em fraudes e golpes financeiros.

Bom, e se você estar aqui é porque você já é um investidor ou tem interesse em se tornar. E o aprendizado que queremos deixar com esse artigo é que você comece pelos riscos, estude, busque entender onde você investirá, conte com a ajuda de profissionais especializados e autorizados a exercer a atividade de consultor, assessor ou gestor de investimentos. Controle as suas emoções, oportunidades sempre existirão, não tenha “medo de ficar de fora”.

As famosas regras de Warren Buffet, considerado um dos maiores investidores do mercado de capitais, serve para todos do pequeno ao grande investidor.

“Regra número 1: não perca o dinheiro da firma.

Regra número 2: não esqueça a regra número 1.”

Com esse cuidado, as chances de você não cair em fraudes e golpes financeiros são ótimas. Boa sorte!